Links para os Blogs de Renata Fraia

Pesquisa personalizada
"Se a cor da pele influencia no salário, na outra encarnação quero nascer albina". (frase de Renata Fraia)

Esta ou essa quando usar (gramática)

Muita gente não sabe que há diferença em quando usar esta ou essa (gramática), em uma frase. E de fato há...

Esta ou essa quando usar
esta ou essa?
E respondendo a pergunta quando usar as palavras esta ou essa, desta, dessa e aquela: Vou explicar a diferença entre esta ou essa recordando a maneira como aprendi de um jeito que fez com que eu NUNCA MAIS ESQUECESSE...

...E recordando
Lembro-me que, certa vez (e lá se vão anos), perguntei ao meu professor de língua portuguesa - o estimado professor Albo - quando deveria usar essa ou esta e ele olhou firmemente em meus olhos - já era um senhor duns 75 anos ou mais - e disse enquanto batia com força e apontando para a mesa dele disse:

 _ Esta mesa é minha, e apontando para minha mesa (carteira)... _ Essa mesa é sua! E arregalou os olhos. Eu nunca mais tive essa dúvida. Se fixou que nem cola em meu cérebro e creio que na menta dos alunos da sala inteira.


ESTA OU ESSA QUANDO USAR


Ou seja, quando se usa esta ou essa:

Esta: Se usa quando quer se referir a algo que está próximo a nós

Essa: Usamos para nos referir (geralmente apontar) algo que está distante de nós.

- Leia também:
Escrever errado é mais difícil.
Risco de vida ou risco de morte?
Seja um colaborador de um ou mais dos blogs





Navegando pelo blog TudodiBão, vi a mais clara explanação sobre a questão: Quando usar as palavras esta ou essa, desta, dessa e aquela.

Ao ler a explicação no blog, lembrei de um fato interessante que aconteceu comigo sobre esta / essa... em uma explicação de meu saudoso professor de Lingua Portuguesa, chamado Aldo. Após 'esta' explicação VOCÊ NUNCA MAIS IRÁ ERRAR.

Para ver a explicação (com fotos) acesse:
http://tudibao.com.br/2010/05/quando-usar-o-esta-essa-ou-aquela.html
Related Posts with Thumbnails

Pesquise na web

Pesquisa personalizada

dicionário de português online