Pular para o conteúdo principal

Escrever errado é mais difícil para quem lê bastante e conhece a gramática

é difícil iscrever errado. iscrever certo é mais fácil, principalmente quando si tá acustumado a iscrever corretamente. duvida? se você fala e iscreve corretamente a palavra IOGURTE, sabe o quanto é complicado iscrever ioRgute, com o erre antes do gê. M mas isso ocorre apenas porque nosso cérebro já se acostumou a iscrever certo.

quer um exemplo prático? peça para alguém qui está tá começando a ser alfabetizado escrever algumas palavras que na linguagem falada - de tão rápido qui falamos - acabam ficando com uma fonética bem diferente da linguagem escrita. minha sobrinha certa vez escreveu um bilhete assim: "titia você é quinem uma mãe pra mim"... já faz tanto tempo... hoje acho qui ela iscreve muito bem. esse bilhete está tá guardado a seti chaves.

quando quero passar um tom coloquial numa frase, uso muito do recurso de escrever como se fala e dar ênfase à expressão colocando-a em itálico. como fiz no texto que iscrevi, lá pelo final do sextu parágrafo - quando citei o "mestre na gramática" da língua portuguesa, Chico Bento, e intitulei: "Escrever distrai blogueira em noites de insônia".

contudo, devo admitir que, embora tenha ouvido de alguns professores de língua portuguesa dizerem ser desejosos de ver a abolição de algumas regras gramaticais e, sobretudo dos acentos, eu simplesmente, sou apaixonada pela gramática da língua portuguesa. achu ela muito bunita e num mudaria nada, "nadica di nada". mas - e num é esse o mutivo de estar iscrevendo esse textu - eu já acrescentaria as interjeições (está), (estou), mortaNdela (tanta gente já fala assim, né, embora fique muito mais bunito iscrever mortadela), (você), e mais umas duas no dicionário brasileiro. e antes qui alguém me critique vou me ixplicar: si o voz mercê virou voiz micê, que virou você e já tá quasi virando cê (e no internetês já virou vc), purqui-é (nossa, essa doeu) que não podemos iscrever tá, invês de está? atualmente, até o Willian e a Fátima* usam tá e num fica feio, a gente também pode usar, não?

*Willian Bonner e Fátima Bernardes, respeitáveis jornalistas e âncoras do Jornal Nacional (Globo).

di qualquer forma esse texto foi apenas pra dizê qui iscrever certo é apenas e tão somente, uma questão de hábitu, de prática. intão, se você tá lendo e achando qui tá muito difícil de lê é por que você tá afiado na língua portuguesa e, assim como eu, acha muito difícil iscrever errado. Mas se você não achou nada complicado no texto e, pelo contrário, acredita que escreve assim (e não é anssim, pelo amor de...) acho que  está na hora de estudar mais a gramática da língua portuguesa e ler muito mais. E aí vai mais uma dica: Se você não gosta de ler, procure começar com alguma leitura de que goste, como as páginas esportivas de um jornal, por exemplo, se você for uma criança ou adolescente que adora esportes. Essa dica eu dei certa vez, para o filho de uma ex-patroa minha (quando eu ainda trabalhava como farmacêutica atrás de um balcão de drogaria). E ele todo dia vinha me mostrar que tinha lido as páginas para saber mais sobre seu time do coração.

Texto de Renata Fraia

Arquivado em: culturalivros

Renata Fraia
Farmacêutica/Jornalista/Blogueira profissional
24/08/2011


Renata Fraia Blogs


Este artigo pode lhe interessar: "Escrever à mão faz bem" (escrevi em meu blog de saúde).

Postagens mais visitadas deste blog

Esta ou essa quando usar (gramática)

Muita gente não sabe que há diferença em quando usar esta ou essa (gramática), em uma frase. E de fato há... esta ou essa? E respondendo a pergunta quando usar as palavras esta ou essa, desta, dessa e aquela: Vou explicar a diferença entre esta ou essa recordando a maneira como aprendi de um jeito que fez com que eu NUNCA MAIS ESQUECESSE... ... E recordando Lembro-me que, certa vez (e lá se vão anos), perguntei ao meu professor de língua portuguesa - o estimado professor Albo - quando deveria usar essa ou esta e ele olhou firmemente em meus olhos - já era um senhor duns 75 anos ou mais - e disse enquanto batia com força e apontando para a mesa dele  disse :  _ Esta mesa é minha , e apontando para minha mesa (carteira)... _ Essa mesa é sua ! E arregalou os olhos. Eu nunca mais tive essa dúvida. Se fixou que nem cola em meu cérebro e creio que na menta dos alunos da sala inteira.

Desenhos educativos para colorir: Livro - Dê asas a imaginação!

Para homenagear o Dia das Crianças procurei na net desenhos educativos para colorir. Achei esta imagem com a turma da Mônica segurando um livro . Editei com a frase: Dê asas a imaginação: Leia ! Desenhos educativos para colorir : Turma da Mônica com Livro, dê asas a imaginação

Como fazer um bom café

Nada como um cheirinho de café passado na hora... O aroma do café quentinho recém-preparado e aquela fumacinha nos fazem necessitar de uma xícara de café e nem precisa ser feito em máquina de café expresso . Mas como fazer um bom café? Daqueles que a gente toma nas cafeterias ou em casas do interior do de fazenda, que a gente vê o grão torrado se transformar em pó (o aroma é quase perturbador) e torce para que a água passe logo pelo coador de pano já amarronzado de tanto café que já tirou. A ideia para escrever esse post veio de uma entrevista que assisti e que me deixou cabreira, pois segundo a barista, é impossível tirar um bom café com o café que a gente compra no mercado... Leia no final* Para preparar um bom café em casa se você for como a maioria das pessoas que não tem um moedor de café em casa (:/) basta seguir algumas dicas para um bom café: xícara de café - foto: Bruno Kaneoya 1. O pó de café : - Marca : Escolha uma marca que possui certificado de pureza e