Pular para o conteúdo principal

Datena, um jornalista a nos inspirar...

Há tempos que quero escrever algo sobre o Datena. Sempre penso em escrever como jornalista e dizer que não entendo o porquê de a maioria (eu não disse todos) dos jornalistas acham o Datena sensacionalista.

Ora, todo jornalista quer que sua notícia, matéria ou reportagem se torne uma "sensação", seja repercutida e um sucesso e isso não faz dele um sensacionalista, alguém que lucra com a desgraça alheia, jamais o vi assim.

O Datena é aquele "cara" que fala o que a gente - o eu não jornalista é quem diz agora, é o 'eu' Renata, mulher, ser humano. Ele diz o que fica entalado na garganta de todos profissionais que usam a fala e/ou a escrita (no meu caso) como seu trabalho e também dos que têm outras seguiram quaisquer profissões. Ele fala para a massa, ele fala para a elite, ele fala para todos.



Para a elite? você pode me perguntar. Sim, eu digo. Mas não aquela elite "elitizada" (deu para entender, né?), aquelas pessoas que porque leram Tolstói se acham melhores que os outros. Melhor [entre aspas, porque somos todos iguais... ou deveríamos] não é quem lê e repete os grandes escritores e pensadores, mas sim quem é capaz de pensar por si só.


Esses sim, inspiram como Tolstói inspirou e como (com as devidas proporções e diferenças de épocas, carreiras e ideias) continua inspirando o excelente jornalista José Luiz Datena.

...

Mas hoje foi o dia de escrever sobre esse grande ser humano, porque ele não me tocou por eu também ser jornalista, mas pelo que disse em seu programa de hoje mesmo (29/11/2012), um dia após ter conversado com um homem que fazia sua própria família de refém, convencendo-o a se entregar.

E agora quem escreve não é a jornalista e sim a pessoa. Quando o Datena disse não se conformar com as pessoas que só fazem criticar e, principalmente, quando disse que (não lembro suas palavras exatas) NO MUNDO HÁ MAIS MAU CARÁTER DO QUE PESSOAS DO BEM. Concordo, Datena, me decepciono a cada dia mais e mais com alguns seres humanos. E acho que, nós, pessoas de 'alma boa' - como minha tia diz - devemos nos unir, ainda que em número menor, ainda somos mais fortes, pois temos o AMOR e a FRATERNIDADE, como arma. E com essas armas Deus está a nosso lado.

Obrigada, Datena, talvez você nunca leia esse texto que escrevo imbuída de emoção, mas se o fizer me deixe saber... Te admiro ainda mais, como jornalista e como pessoa.

Renata Fraia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esta ou essa quando usar (gramática)

Muita gente não sabe que há diferença em quando usar esta ou essa (gramática), em uma frase. E de fato há...

E respondendo a pergunta quando usar as palavras esta ou essa, desta, dessa e aquela: Vou explicar a diferença entre esta ou essa recordando a maneira como aprendi de um jeito que fez com que eu NUNCA MAIS ESQUECESSE...

...E recordando
Lembro-me que, certa vez (e lá se vão anos), perguntei ao meu professor de língua portuguesa - o estimado professor Albo - quando deveria usar essa ou esta e ele olhou firmemente em meus olhos - já era um senhor duns 75 anos ou mais - e disse enquanto batia com força e apontando para a mesa dele disse:

 _ Esta mesa é minha, e apontando para minha mesa (carteira)... _ Essa mesa é sua! E arregalou os olhos. Eu nunca mais tive essa dúvida. Se fixou que nem cola em meu cérebro e creio que na menta dos alunos da sala inteira.

Como fazer um bom café

Nada como um cheirinho de café passado na hora... O aroma do café quentinho recém-preparado e aquela fumacinha nos fazem necessitar de uma xícara de café e nem precisa ser feito em máquina de café expresso.

Mas como fazer um bom café?
Daqueles que a gente toma nas cafeterias ou em casas do interior do de fazenda, que a gente vê o grão torrado se transformar em pó (o aroma é quase perturbador) e torce para que a água passe logo pelo coador de pano já amarronzado de tanto café que já tirou.




A ideia para escrever esse post veio de uma entrevista que assisti e que me deixou cabreira, pois segundo a barista, é impossível tirar um bom café com o café que a gente compra no mercado... Leia no final*

Para preparar um bom café em casa se você for como a maioria das pessoas que não tem um moedor de café em casa (:/) basta seguir algumas dicas para um bom café:


1. O pó de café:
- Marca: Escolha uma marca que possui certificado de pureza e qualidade, o selo de pureza ABIC, facilmente verificado nas e…

Falar o que está entalado na garganta pra não somatizar e virar doença

Falar o que está entalado na garganta...

Essa atitude é perigosa, mas acho que deve ser tomada antes que você fique doente e somatizes (gerando doenças na garganta como infecções, problemas na tireoide de até câncer de garganta.

É perigosa porque você pode perder um amigo. Mas será que essa pessoa é mesmo sua amiga? Se fosse não te ofenderia, nem te magoaria com tanta frequência... Assim, no fim você só ganha, não perde...