Pular para o conteúdo principal

O que é crime de responsabilidade fiscal?

Aposto que muito de vocês já fez - assim como eu -, a seguinte pergunta: "O que é crime de responsabilidade fiscal"?

O que é crime de responsabilidade fiscal?
Há dias que me fazia esta pergunta (além de perguntar a outras pessoas que não souberam responder ou explicar de forma simples/'entendível'. Então só restava pedir auxílio ao professor Google.

E na busca para o termo o que é crime de responsabilidade fiscal apareciam muitos resultados, a maioria carregada de juridiquês (com a clara intenção de fazer com que a informação ficasse restrita a "intelectuais", como se nós que não entendemos termos jurídicos e quase impronunciáveis não tivéssemos direito de e nos inteirar do assunto).

Além de pouco explicativos para pessoas comuns, os textos não eram imparciais (levando em consideração a atual fase que enfrenta nosso país - Impeachment da presidente Dilma Rousseff) e sim tendenciosos e não achei que isso fosse justo para um país democrático.

Oras, que se explique o conceito de crime de responsabilidade fiscal e deixe para os leitores tirarem suas próprias conclusões. E é o que proponho aqui: que cada um tenha sua opinião com base em uma explicação verídica.

Mas não pensei em desistir de minha busca e a próxima pergunta que fiz foi: "O que é crime de responsabilidade fiscal sem juridiquês"? E foi quando encontrei uma resposta que me foi satisfatória que consta no artigo do site: direitosbrasil.com. Decidi então, fazer um texto ultra didático para todos e não uma meia dúzia de engravatados metidos a besta que desejam concentrar o conhecimento em poucas cabeças. Não será um texto, na verdade, será uma lista. Vamos lá?!


O que é crime de responsabilidade fiscal?



"Os crimes de responsabilidade são bastante singulares dentro do ordenamento jurídico brasileiro, pois atingem um grupo de pessoas muito específicas*, e possuem consequências igualmente especiais." (trecho do texto original)

* Ou seja, trata-se de uma conduta irregular exclusivamente política.

São crimes de responsabilidade:


  • Atentar contra a Constituição Federal 
  • Atentar contra a manutenção da União 
  • Atentar contra a livre e sólida existência e exercício dos Três Poderes
  • Agir contra o exercício do Ministério Público ou dos estados 
  • Atentar contra os direitos individuais, sociais e políticos garantidos ao cidadão 
  • Prejudicar a segurança interna do país
  • Administrar demonstrando improbidade 
  • Ferir a lei orçamentária proposta
  • Descumprir leis e decisões da Justiça brasileira.


Textos sobre o tema que valem a pena serem lidos:

(use o recurso de busca interna na página teclando CTRL + F escrevendo "responsabilidade fiscal")

Lei de Responsabilidade Fiscal: fala sobre improbidade administrativa e responsabilidade fiscal

Art. 9 da Lei do Impeachment - Lei 1079/50

Lei 8.429 (Lei de Improbidade Administrativa) (texto de leitura fácil)

Art. 73 da Lei de Responsabilidade Fiscal - Lc 101/00

Agora que você já sabe o conceito de crime de responsabilidade fiscal, fica mais fácil tomar uma posição sobre o impeachment. Seu próximo passo é ler os artigos sobre o assunto em sites de jornais sérios e buscar os termos da nossa listinha dentro dos artigos. Vou sugerir alguns. Deseja expressar sua opinião? Use os comentários abaixo. (Nem preciso dizer que xingamentos e quaisquer condutas desrespeitosa não serão publicados)

Artigos sobre o Impeachment da Presidente(a) ser ou não viável - na opinião dos colunistas, e também artigos imparciais:

1. Tudo sobre Impeachment - Folha de São Paulo

Em forma de perguntas e respostas, este texto da Folha está bastante didático.


2. Dilma e o impeachment: consequências da (des)coordenação política - Estadão

Atente para o 6° parágrafo.


3. Impeachment é uma bomba, diz Joaquim Barbosa - Estadão


4. Vários artigos com a tag "impeachment" (escolha qual lerá primeiro) - Veja


5. Brasil pode ter que aumentar imposto para melhorar contas fiscais, diz FMI - Isto É  (e mais essa agora...)
(...) Para o FMI é essencial que o governo trace uma estratégia confiável para melhorar as contas e que as medidas sejam bem comunicadas e executadas de forma consistente, de acordo com o relatório. (...)

À medida que encontrar novos e esclarecedores textos, volto aqui e atualizo. QUE ACONTEÇA O QUE FOR MELHOR PARA O BRASIL E SEU POVO, E NÃO O QUE INFLE O EGO E A VAIDADE DESSE OU DE OUTRO POLÍTICO.

Renata Fraia - jornalista(mtb: 55.510)/farmacêutica(CRF 23.664)/webmaster/escritora

marcadores para esse artigo: crime de responsabilidade fiscal, impeachment, responsabilidade fiscal, improbidade administrativa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esta ou essa quando usar (gramática)

Muita gente não sabe que há diferença em quando usar esta ou essa (gramática), em uma frase. E de fato há... esta ou essa? E respondendo a pergunta quando usar as palavras esta ou essa, desta, dessa e aquela: Vou explicar a diferença entre esta ou essa recordando a maneira como aprendi de um jeito que fez com que eu NUNCA MAIS ESQUECESSE... ... E recordando Lembro-me que, certa vez (e lá se vão anos), perguntei ao meu professor de língua portuguesa - o estimado professor Albo - quando deveria usar essa ou esta e ele olhou firmemente em meus olhos - já era um senhor duns 75 anos ou mais - e disse enquanto batia com força e apontando para a mesa dele  disse :  _ Esta mesa é minha , e apontando para minha mesa (carteira)... _ Essa mesa é sua ! E arregalou os olhos. Eu nunca mais tive essa dúvida. Se fixou que nem cola em meu cérebro e creio que na menta dos alunos da sala inteira.

Desenhos educativos para colorir: Livro - Dê asas a imaginação!

Para homenagear o Dia das Crianças procurei na net desenhos educativos para colorir. Achei esta imagem com a turma da Mônica segurando um livro . Editei com a frase: Dê asas a imaginação: Leia ! Desenhos educativos para colorir : Turma da Mônica com Livro, dê asas a imaginação

Como fazer um bom café

Nada como um cheirinho de café passado na hora... O aroma do café quentinho recém-preparado e aquela fumacinha nos fazem necessitar de uma xícara de café e nem precisa ser feito em máquina de café expresso . Mas como fazer um bom café? Daqueles que a gente toma nas cafeterias ou em casas do interior do de fazenda, que a gente vê o grão torrado se transformar em pó (o aroma é quase perturbador) e torce para que a água passe logo pelo coador de pano já amarronzado de tanto café que já tirou. A ideia para escrever esse post veio de uma entrevista que assisti e que me deixou cabreira, pois segundo a barista, é impossível tirar um bom café com o café que a gente compra no mercado... Leia no final* Para preparar um bom café em casa se você for como a maioria das pessoas que não tem um moedor de café em casa (:/) basta seguir algumas dicas para um bom café: xícara de café - foto: Bruno Kaneoya 1. O pó de café : - Marca : Escolha uma marca que possui certificado de pureza e