Pular para o conteúdo principal

"Quase" Toda Mulher já Nasce Mãe

Comecei esse texto com o título... "Toda mulher já nasce mãe", mas tomei um susto ao ver os resultados no Google para a tal expressão. Quase todas negativas, como se quem escrevesse essa expressão quisesse afirmar que a mulher está fadada a apenas cuidar dos filhos, como se o instinto materno fosse algo que não fosse nato em toda mulher. Mas, pensando bem, não é!

"Quase" Toda Mulher já Nasce Mãe
 Toda Mulher já Nasce Mãe

Ainda que o objetivo real desse texto seja dar um "Feliz dia das mães a todas as mamães" começo a me recordar que há mães que abandonam os filhos, que estão muito tão preocupadas em 'viver suas vidas' que, com muita frequência, deixam os filhos à própria sorte (muitos se revoltam e buscam a 'segurança de mãe' nos amigos... muitos deles drogados... e aí você já sabe. Há mães que agridem e até matam aquele seres que foram gerados em seu ventre. Há, ainda -- não posso deixar de mencionar -- aquelas mulheres que nunca desejaram ser mães, as que dizem não ter o tal 'instinto materno'. Mas será que não têm mesmo? Ou o expressam de outras formas.

E é a elas e também às mães que geraram seus filhos dentro de si, que dedico esse post, pedindo licença para continuar com o título "Toda mulher já nasce mãe".

A todas as mulheres... MÃES!

(dedico esse texto à minha mãe V..., à minha tia H..., à minha sobrinha-afilhada P..., à minhas amigas M..., E... e N....)

Quase (vou mantê-lo) toda mulher é mãe. Fomos programadas biologicamente para gerarmos outros seres da mesma espécie que a nossa! É a natureza (pode chamar de Deus, se quiser) atuando para que não entremos em extinção. Mas desde o surgimento do homo sapiens sapiens muita coisa mudou. Além de instinto de sobrevivência e programados para "procriar" como toda espécie animal, os seres humanos nasceram com uma forte inteligência. 

Essa capacidade de raciocinar nos faz, por vezes, driblar o instinto (ou suprimi-lo -- Freud talvez explique). E quanto mais evoluída for a característica 'pensar, ter estratégias e agir de acordo com o pensamento', menos ventres geram filhos, ou cada ventre gera menos crias. Oras, ser mãe exige tempo quase integral, e a mulher moderna quer mais para sua vida... E as mulheres responsáveis sabem que não há como ter um filho, mas não ser mãe de fato

Os filhos são criados para o mundo, é certo, mas eles devem ser PREPARADOS para esse mundo pelos pais, não pela escola ou, pior, pelos amigos... 

Assim, pensando em mulher como quase sinônimo de mãe, a grande maioria de nós já nasceu com instinto materno. Algumas já nascem com ele aflorado e adoram ganhar bonecas de presente, outras vêm o instinto desabrochar mais tarde, com o desejo de ser mãe. 

A mulher já nasce com imensa capacidade de amar... É mãe de suas bonecas, é mãe de seus filhos, de seus netos, de seus sobrinhos, de seus afilhados, é mãe de seus cães, gatos e até de seus porquinhos de estimação -- por que não? Desde que dê afeto, cuidados extremos e educação ela É MÃE, sim! 

Toda mulher é mãe de si mesma toda vez que vai ao salão "cuidar" de suas unhas, ainda que não estejam mal cuidadas. A mulher cujo filho morreu, continua sendo mãe, de suas lembranças, ao rezar pelo espírito/alma que se foi. Toda mulher tem instinto materno e pronto, até as 100% feministas...

FELIZ DIA DAS MÃES A TODAS AS MULHERES... MESMO ÀQUELAS CUJO VENTRE NUNCA FOI GERADO... 💝 (Renata Fraia - 14.05.2017).

obs.: escrevi e publiquei, sem nenhuma vontade de reler e ver se há erros de português. Por quê? Não sei bem... rsrs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esta ou essa quando usar (gramática)

Muita gente não sabe que há diferença em quando usar esta ou essa (gramática), em uma frase. E de fato há... esta ou essa? E respondendo a pergunta quando usar as palavras esta ou essa, desta, dessa e aquela: Vou explicar a diferença entre esta ou essa recordando a maneira como aprendi de um jeito que fez com que eu NUNCA MAIS ESQUECESSE... ... E recordando Lembro-me que, certa vez (e lá se vão anos), perguntei ao meu professor de língua portuguesa - o estimado professor Albo - quando deveria usar essa ou esta e ele olhou firmemente em meus olhos - já era um senhor duns 75 anos ou mais - e disse enquanto batia com força e apontando para a mesa dele  disse :  _ Esta mesa é minha , e apontando para minha mesa (carteira)... _ Essa mesa é sua ! E arregalou os olhos. Eu nunca mais tive essa dúvida. Se fixou que nem cola em meu cérebro e creio que na menta dos alunos da sala inteira.

Desenhos educativos para colorir: Livro - Dê asas a imaginação!

Para homenagear o Dia das Crianças procurei na net desenhos educativos para colorir. Achei esta imagem com a turma da Mônica segurando um livro . Editei com a frase: Dê asas a imaginação: Leia ! Desenhos educativos para colorir : Turma da Mônica com Livro, dê asas a imaginação

Como fazer um bom café

Nada como um cheirinho de café passado na hora... O aroma do café quentinho recém-preparado e aquela fumacinha nos fazem necessitar de uma xícara de café e nem precisa ser feito em máquina de café expresso . Mas como fazer um bom café? Daqueles que a gente toma nas cafeterias ou em casas do interior do de fazenda, que a gente vê o grão torrado se transformar em pó (o aroma é quase perturbador) e torce para que a água passe logo pelo coador de pano já amarronzado de tanto café que já tirou. A ideia para escrever esse post veio de uma entrevista que assisti e que me deixou cabreira, pois segundo a barista, é impossível tirar um bom café com o café que a gente compra no mercado... Leia no final* Para preparar um bom café em casa se você for como a maioria das pessoas que não tem um moedor de café em casa (:/) basta seguir algumas dicas para um bom café: xícara de café - foto: Bruno Kaneoya 1. O pó de café : - Marca : Escolha uma marca que possui certificado de pureza e