Pular para o conteúdo principal

Risco de vida ou risco de morte, qual a forma certa?

Se você já se perguntou qual a expressão correta? "Risco de vida ou risco de morte?" Para entender, leia a explicação abaixo:

Antigamente, quando um jornalista noticiava algum acidente envolvendo vítimas potencialmente fatais dizia-se:
"_ A vítima não corre risco de vida." Essa expressão era usual, falada e aceita por todos.

Ultimamente, iniciado não sei por quem (acredita-se que pelo professor Pasquale), passou-se a falar a expressão: "_ Risco de morte", ou então " _ Risco de morrer". Mas, qual a forma correta de se expressar sobre as pessoas que estão correndo o risco de perder a vida?





A resposta está na frase acima: A expressão que deu origem à frase Risco de vida, nada mais é que uma abreviação da expressão: "Risco de perder a vida". Então;

- Risco de perder a vida, está correto

E simplificando...

- Risco de perder a vida.

Ou simplesmente...

- Risco de vida.

Desta forma dizer:  "Corre risco de morte" não faz sentido algum. Se a pessoa disser "corre risco de morrer", também estará correto.

E simplificando...
Quando for falar que alguém está prestes a perder a vida diga uma das duas expressões:
- Risco de vida
ou
- Risco de morrer

E por que escrevi sobre esse assunto? Porque a minha 'ídola' do jornalismo, Sandra Annemberg, falou hoje da forma corretíssima: RISCO DE VIDA. Parabéns Sandra!

Um texto sobre risco de vida ou risco de morte da Revista Veja também vale à pena ser lido.

- Seja um colaborador de um ou mais dos meus blogs.



Postagens mais visitadas deste blog

Esta ou essa quando usar (gramática)

Muita gente não sabe que há diferença em quando usar esta ou essa (gramática), em uma frase. E de fato há... esta ou essa? E respondendo a pergunta quando usar as palavras esta ou essa, desta, dessa e aquela: Vou explicar a diferença entre esta ou essa recordando a maneira como aprendi de um jeito que fez com que eu NUNCA MAIS ESQUECESSE... ... E recordando Lembro-me que, certa vez (e lá se vão anos), perguntei ao meu professor de língua portuguesa - o estimado professor Albo - quando deveria usar essa ou esta e ele olhou firmemente em meus olhos - já era um senhor duns 75 anos ou mais - e disse enquanto batia com força e apontando para a mesa dele  disse :  _ Esta mesa é minha , e apontando para minha mesa (carteira)... _ Essa mesa é sua ! E arregalou os olhos. Eu nunca mais tive essa dúvida. Se fixou que nem cola em meu cérebro e creio que na menta dos alunos da sala inteira.

Desenhos educativos para colorir: Livro - Dê asas a imaginação!

Para homenagear o Dia das Crianças procurei na net desenhos educativos para colorir. Achei esta imagem com a turma da Mônica segurando um livro . Editei com a frase: Dê asas a imaginação: Leia ! Desenhos educativos para colorir : Turma da Mônica com Livro, dê asas a imaginação

Como fazer um bom café

Nada como um cheirinho de café passado na hora... O aroma do café quentinho recém-preparado e aquela fumacinha nos fazem necessitar de uma xícara de café e nem precisa ser feito em máquina de café expresso . Mas como fazer um bom café? Daqueles que a gente toma nas cafeterias ou em casas do interior do de fazenda, que a gente vê o grão torrado se transformar em pó (o aroma é quase perturbador) e torce para que a água passe logo pelo coador de pano já amarronzado de tanto café que já tirou. A ideia para escrever esse post veio de uma entrevista que assisti e que me deixou cabreira, pois segundo a barista, é impossível tirar um bom café com o café que a gente compra no mercado... Leia no final* Para preparar um bom café em casa se você for como a maioria das pessoas que não tem um moedor de café em casa (:/) basta seguir algumas dicas para um bom café: xícara de café - foto: Bruno Kaneoya 1. O pó de café : - Marca : Escolha uma marca que possui certificado de pureza e